Melhor amigo = Sócio ideal?
João Henrique Machado Silva
Já vou responder de uma vez, NÃO!
Já viu como varios casamentos que são desmanchados depois de um ano ou até menos, porque o casal acha que só porque são super felizes como namorados acham que tudo vai dar certo quando casarem, que não vai mudar nada. Ai eles casam e vão morar junto. Pronto! A partir dai o negócio começa a desandar, porque agora não tem mais para onde fugir e os pequenos defeitos de cada um começam a virar super defeitos que impossibilitam a convivencia.
Pois então, uma sociedade empresarial não é muito diferente, ela é basicamente igual a um casamento só dessa vez você não tem o prazer de comer o sócio, e o pior é que de vez em quando ele te fode sem nem você perceber.
Sabe aquele seu amigo enrolado, que sempre chega atrasado e acaba sendo motivo de piada da turma, então, imagine agora este seu amigo se atrasando com compromissos da empresa. O problema é que aquele pequeno defeito que você atura como amigo, quando começa a prejudicar o andamento da empresa, e por conseguinte o lucro, este deixa de ser um pequeno defeito e passa a ser um grande problema, com grandes possibilidades de acabar com sua amizade para sempre.
Portanto, quando estiver procurando um sócio, procure alguem de confiança, que tenha qualidades que você não tenha e de certa forma te complete. Não importa se é seu melhor amigo ou simplesmente um ex-colega de trabalho, o importante é não se deixar levar pela amizade.
E o mais importante, antes de tudo começar, façam um documento com as responsabilidades de cada um, para que assim fique bem claro e possa ser cobrado no futuro.