quarta-feira, abril 01, 2009

Bonificações da maneira certa

João Henrique Machado Silva

 

Uma das maiores dificuldades que pequenos empresário tem hoje em dia é saber qual tipo de bonificação dar a seu funcionario. Alguns optam por comissões de venda, outros por viagens no final do ano, outros por colocar a foto do funcionario na parede e chama-lo de “Funcionario do mês” e por ai vai, as possibilidade são infinitas e vai cada vez mais longe, dependendo da criatividade do gestor da empresa.

Bonificações em dinheiro

Elas só funcionam até o ponto que a pessoa não precisa dela para viver pagar suas contas básicas, porque a partir do momento que o seu funcionário cria uma dependencia deste tipo de remuneração pode ser incrivelmente frustante para ele não receber a bonificação em um mês qualquer, e ai pode afetar seu desempenho geral e satisfação dentro da empresa, podendo afetar inclusive outros funcionarios com seu humor ou estados de espirito.

Pessoas que trabalham com vendas em geral estão acostumadas com isto, mas eu já vi varias pessoas desistirem de cargos bastante atrativos pelo fato de parte do salário ser baseado em uma comissão de venda que pode vir ou não. Portano, a pessoa deve ter uma certa maturidade para assumir este tipo de cargo, que realmente não é para qualquer um.

Dar uma viagem, uma ida ao motel e afins

É uma forma interessante de não criar dependencia do funcionario e ainda lhe dando um motivo para se gabar que trabalha na sua empresa, pois provavelmente ele vai chegar para os amigos e falar que a sua empresa que lhe deu esta viagem para Fernando de Noronha, por exemplo.

Por outro lado, você tem que tomar cuidado com o metodo escolhido para escolher o sortudo, porque a escolha de um metodo duvidoso pode causar insatisfação e inveja dentro da empresa, surgindo boatos como que a pessoa escolhida é “protegida” pelo chefe.

Dar uma bolsa de estudos (Treinamento, Pós-Graduação)

É uma otima maneira de qualificar e ainda “obrigar” seu funcionario a continuar na empresa, aumentando a qualificação da mesma. Mas tem que tomar cuidado com a maneira que apresenta, porque do contrario seu funcionario pode achar que não vale a pena todo aquele esforço pela empresa, e decide pedir demissão, mesmo tendo que arcar com os custos do curso.

Conhecendo seu funcionário

Uma otima maneira de criar um ambiente agradavel dentro da empresa é antes de dar qualquer bonificação tentar conhecer seu funcionário, se sproximar dele, saber dele até onde pretende crescer, quais são suas ambições. A partir dai tente alinhar as ambições do funcionario com a estratégia e necessidade da empresa, para que possa assim pensar de forma criativa em uma bonificação comum.

Um cuidade importante é não virar um resolvedor de problemas, mas sim mostrar pra ele que a empresa o está ajudando mas que tambem espera um esforço da parte dele, assim, uma mão lava a outra.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial